Jornal O Algarve 21 Jan 2010

Crianças hospitalizadas recebem brinquedos
Autor Carina Rosa Saúde, Twitter, Últimas Jan 21, 2010

“A «Corrente de Sorrisos» surgiu por parte de um grupo de mães que, ao homenagear uma criança que viveu grande parte da sua curta vida num Hospital, achou que podíamos fazer mais do que simplesmente homenagear a sua coragem e determinação”, afirma Vera Valério, uma das responsáveis pelo projecto, ao semanário «O Algarve».

A iniciativa, organizada por um grupo de mulheres e homens, de todos os pontos do País, integra-se na rede de solidariedade a nível nacional e o seu principal objectivo, segundo Vera Valério, é “entregar brinquedos a crianças hospitalizadas e receber em troca milhares de sorrisos”. “Uma criança doente continua a ser criança e a única coisa que lhe traz alegria são os brinquedos, pelo que decidimos recolhê-los e entregá-los nas pediatrias dos hospitais de todo o País”, explica, sublinhando que é também essencial “deixar umas palavras de conforto aos pais dessas crianças”.

O projecto iniciou-se em Outubro de 2009, e até à data, já disponibilizou seis entregas de brinquedos, no Hospital de Braga, Hospital de Santa Maria da Feira, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e Casa dos Pirilampos, em Albufeira. Até ao final do mês de Janeiro, estão já agendadas entregas no Centro Hospitalar do Barlavento algarvio, em Portimão, e novamente na Casa dos Pirilampos.

Ao nosso jornal, Vera Valério refere que “o número de brinquedos já entregue será garantidamente de várias dezenas, pois só na Casa dos Pirilampos foram entregues dois brinquedos por cada um dos meninos e meninas lá residentes, bem como roupas e outros produtos de higiene”. Consoante a triagem de crianças que se encontram internadas, alguns brinquedos são entregues e levados para casa, e outros ficam exclusivamente nas salas de actividade das pediatrias, para a utilização de todas as crianças. Segundo a responsável, desde o início do projecto, muitas outras instituições já se associaram à iniciativa. “Foram-se juntando a nós outras instituições que carecem de ajuda, tanto ao nível do voluntariado, como na entrega de roupas, brinquedos e outros bens, instituições com as quais temos colaborado”, comenta.

Um sonho realizado

O «feedback» das crianças, e mesmo dos respectivos pais perante o projecto, não podia ser mais positivo. Para a responsável, a resposta tem sido “incrível”. “A satisfação e alegria de uma criança ao receber um brinquedo é muito mais do que poderíamos descrever em palavras. É reconfortante sentir que fazemos alguma diferença”, realça, reforçando que “os pais ficam agradecidos pelo gesto”.

A «Corrente de Sorrisos» tem já autorização para fazer donativos também no Hospital de Faro, mas os projectos não ficam por aqui. A «Campanha dos lápis de cor», que consiste “na recolha de lápis de cor para que os meninos e meninas possam colorir e pintar, dando asas à imaginação”, já arrancou em Lisboa e chega em breve ao Algarve. “Queremos levar a cabo esta campanha aqui no Algarve. Estamos a contactar entidades que nos autorizem fazer esta campanha nos seus espaços comerciais”, diz a responsável. Para além desta campanha, o grupo tem ainda pontos de recolha onde as pessoas podem deixar os brinquedos. “Para que possamos fazer as entregas nas pediatrias dos hospitais”, salienta Vera Valério.

“Este projecto torna realidade o lema «Natal é quando alguém assim o quiser». O nosso objectivo não é entregar presentes no Natal. É entregar presentes durante todo o ano”, assegura.

http://www.oalgarve.pt/criancas-hospitalizadas-recebem-brinquedos/