Diário do Minho 5 Jan 2010


Diário do Minho
Terça-feira, 5 de Janeiro de 2010

Corrente de Sorrisos volta a entregar brinquedos no S.Marcos

Depois da bem sucedida estreia, no dia 5 de Dezembro, as responsáveis do projecto "Corrente de Sorrisos" preparam uma nova entrega de brinquedos na Pediatria do Hospital de S.Marcos, em Braga. A nova sessão de animação, em troca de sorrisos, está marcada para o próximo sábado, dia 9 de Janeiro.
Em conversa com o Diário do Minho, Sara Matos, que com Elisabete Domingues, lidera o projecto em Braga, falou da primeira experiência da entrega e explicou os motivos desta iniciativa, que veio para ficar.
"A primeira entrega de brinquedos na Pediatria do Hospital de S.Marcos correu muito bem. As crianças que ali estavam internadas estavam satisfeitas, assim como os pais ou acompanhantes. E, em troca, recebemos o sorriso que é o que esperamos. Isto é a missão e os objectivos foram cumpridos plenamente" , disse Sara Matos.
Esta responsável elogiou também a adesão da Direcção Clínica do Hospital, dos médicos, enfermeiros e restante pessoal daquela ala hospitalar, bem como da administração do Hospital de S.Marcos.
Sara Matos explicou ainda que o projecto "Corrente de Sorrisos" é para continuar mensalmente, independentemente de haver brinquedos para entregar ou não. De certa forma, a ideia é, neste aspecto, prolongar o espírito natalício durante todo o ano. "Pretendemos estar na pediatria do Hospital todos os meses, tendo ou não brinquedos para oferecer. Para já temos brinquedos para o próximo sábado e para o próximo mês. Mas quando não tivermos brinquedos, também vamos ao Hospital para fazer um pouco de animação às crianças internadas. Podemos fazer essa animação com música, com leituras de histórias ou de outras formas. O objectivo é manter esta animação durante todo o ano. Não só por ocasião do Natal, em que recebem muitos brinquedos e muitas visitas. Queremos estar com as crianças todos os primeiros sábados de cada mês", reforçou.
Até, porque, esta foi também uma espécie de compromisso assumido com os responsáveis da Pediatria do Braga, colmatando a saída de uma educadora que fazia essa animação, mas que entretanto se reformou.

Pontos de Recolha aumentam em Braga
O Projecto "Corrente de Sorrisos" tem o mesmo efeito da operação "Nariz vermelho", isto é, levar alguma alegria às crianças e minorar o sofrimento das crianças internandas e dos seus pais.
Recorde-se que, como explicaram as responsáveis em entrevista recente ao Diário do Minho, a ideia da "Corrente de Sorrisos" partiu de um forum na internet - Pinkblue - dedicado a famílias.
A criança que motivou o debate e a corrente de solidariedade acabou por falecer.
Mas a semente tinha nascido e está a crescer. A luta não foi em vão e a "Corrente de Sorrisos" transformou-se numa espécie de homenagem ao Francisco.
O Projecto já atingiu dimensão nacional e os pontos de recolha de brinquedos são cada vez mais. Sinal de adesão das pessoas em geral e das administrações dos hospitais de todo o país.
Em Braga, os pontos de recolha são a Junta de Freguesia de Sequeira, a ServiLimCo, no Centro comercial Cruz de Pedra, a Remax Safira e o Ginásio Gym Tónico. Em Garfe, na Póvoa de Lanhoso, o salão da cabeleireira Lurdes Vieira também constituiu-se como ponto de recolha de brinquedos.
A "Corrente de Sorrisos" recebe todo o tipo de brinquedos, desde que esteja em boas condições. Desde carrinhos, jogos para playstation, DVD's e CD's para crianças, entre outros. Material didáctico também é bem acolhido, nomeadamente livros de contos infantis, cadernos para pintar, lápis de cor, afias, borrachas, entre outros. Tudo em troca de um sorriso e para minorar o sofrimentos das crianças internadas.
Os interessados em saber mais sobre esta iniciativa podem fazê-lo através do blog www.correntedesorrisos.blogspot.com ou contactar as responsáveis pelo e-mail sorrisos-braga@hotmail.com.