Jornal Labor 10 Dez 2009


Primeiro vagão entregue no S. Sebastião
O projecto “Corrente de Sorrisos” entregou esta quarta-feira o primeiro vagão ao serviço de pediatria do Hospital S. Sebastião. O equipamento, no valor de 110 euros, foi comprado com as doações dos funcionários, clientes e fornecedores da fábrica de calçado, Helsar, em S. João da Madeira. O hospital da Feira é o primeiro do país a receber um vagão deste projecto e o segundo a receber brinquedos, depois do hospital de Braga. Mais dois estão encomendados para doar às pediatrias dos hospitais D. Estefânia e Santa Maria, em Lisboa.
O vagão é um meio de transporte de crianças, que funciona como um carrinho de mão. O equipamento é colorido e tem cintos de segurança, sendo um substituto mais lúdico da tradicional cadeira de rodas. Em Portugal, o vagão é uma novidade nas pediatrias, mas nos Estados Unidos da América é habitual, como disse uma das promotoras do projecto, Patrícia Correia.
“Corrente de Sorrisos” é um projecto nacional de recolha de brinquedos para crianças hospitalizadas. É promovido por Patrícia Correia, designer de calçado, Sofia Ferreira e Carina Vidinha, professoras, e por Liliana Ferreira, psicóloga clínica, as quais se mostram satisfeitas com a evolução do projecto.
Para a enfermeira chefe da pediatria do S. Sebastião, o “entretenimento é fundamental” num serviço como aquele. “Havendo brinquedos os miúdos nem se lembram que estão doentes”, acrescentou Patrícia Correia.
Os interessados em contribuir ou associar-se ao projecto podem contactar as promotoras através do e-mail sorrisos-feira@hotmail.com ou http://.correntedesorrisos.blogspot.com/ .

Por: Anabela S. Carvalho

http://www.labor.pt/index.asp?idEdicao=207&id=10539&idSeccao=2194&Action=noticia